terça-feira, 14 de maio de 2013

Volta ao Morro das Aranhas - Trilha

Trilha realizada ao redor do Morro das Aranhas, que fica entre as praias do Santinho e Moçambique

Dificuldade: Média
Tempo: aproximadamente 4 horas para realizar a trilha completa



Fundo musical: Paradise - Coldplay
                        R.I.O. - Party Shaker

Costão do Santinho ( Morro das Aranhas ) - Florianópolis / SC


Estacionamento:







Deixamos o carro no estacionamento mais próximo do início da trilha pelo lado da praia do Santinho.  Caminhamos um pouco pela areia até chegar ao início da trilha junto ao resort como na foto abaixo.






 











Após cinco ou dez minutos de caminhada encontramos esta placa que indica duas trilhas:  Uma que leva ao contorno do morro e a outra que leva ao topo.  Preferimos e recomendamos que seja feito o topo primeiro, pois se deixar a subida para o final da trilha, após o cansaço, muitos ficam desmotivados, desanimados e acabam perdendo o visual que o topo proporciona.



Durante a subida já podíamos ter uma prévia do que nos esperava lá em cima.




Vista do topo do Morro das Aranhas:


















Abaixo uma visão da praia do Santinho (a direita) e uma parte da praia dos Ingleses no canto esquerdo da foto.  As duas praias são separadas pela Ponta dos Ingleses, como pode ser visto na foto abaixo.


Nesta outra foto (abaixo) podemos ver toda a extensão da praia dos Ingleses (parte frontal da foto).  Do lado direito a praia do Santinho e no extremo esquerdo da praia dos Ingleses podemos ver a ponta das Feiticeiras, que a separa da praia Brava.



Abaixo as Ilhas das Aranhas.










Rumo a praia de Moçambique:  Contorno no Morro das Aranhas:























Moçambique:




As duas fotos abaixo foram tiradas do celular e já estava bem escuro (foram tiradas na primeira vez que fiz a trilha), por isso a péssima qualidade, mas eu precisava registrar a chegada na praia de Moçambique (ou Praia Grande). Nas próximas que foram realizadas sempre completamos o circuito em plena luz do dia, porém o caminho de retorno ao santinho pelas dunas é bem tranquilo e pode ser realizado a luz de lanternas sem maiores problemas.



Abaixo um relato da primeira vez nesta trilha:

O regresso a praia do Santinho foi feito pela parte baixa das dunas contornando ainda o morro das Aranhas.

Esquecemos de levar lanterna (o que não se deve fazer) e a memória da câmera ficou cheia, por isso fico devendo algumas fotos para documentar a trilha.

O regresso seria feito na mais completa escuridão se não fosse a luz dos celulares, que estavam com carga completa.

Um fato interessante durante o retorno noturno foi quando eu citei, em determinado trecho da trilha, o nome de Franklin Cascaes e seus contos de bruxas, pois imediatamente após citá-lo, uma mariposa gigante saiu  do mato e cruzou minha frente quase batendo em mim.  Coincidência ou não, lenda ou realidade, não importa, só pensei depois que Cascaes iria gostar de mais uma história de bruxas.

Abaixo outras fotos do retorno ao à praia do Santinho pelas dunas:



















Nenhum comentário:

Postar um comentário