segunda-feira, 29 de julho de 2013

Lagoinha do Leste - Florianópolis


Trilha da Lagoinha do Leste
Parque Municipal na Lagoinha do Leste

Acesso pelo Pântano do Sul


    Abaixo um mapeamento de algumas trilhas do Parque Municipal da Lagoinha do Leste.  O tracejado vermelho, que passa pelos pontos 1, 2, 7 e 3 é a trilha tradicional que dá acesso direto a praia da Lagoinha do Leste e leva aproximadamente 40 minutos.  O tracejado azul é uma rota alternativa que também dá acesso a praia, porém é mais longo e muito mais difícil de ser feito, pois tem trechos de trilha fechada e é fácil se perder.  Não faça a trilha alternativa (tracejado azul) sem o acompanhamento de um guia.  O ponto 7 dá acesso a primeira parte da trilha alternativa e leva a uma formação rochosa chamada "Dedo de Deus", identificado pelo ponto 4.  a visão deste ponto é simplesmente fantástica, pois permite a visualização de toda a extensão da praia do pântano do sul, além de permitir também a visualização de praias do continente, como Pinheira, Guarda e Garopaba.  Deste ponto também podemos visualizar o arquipélago chamado de Ilhas das Três Irmãs, sendo que a menor (mais a direita) é chamada de Ilha Irmã Pequena, a do meio chama-se Ilha Irmã do Meio e a da esquerda é a Ilha Irmã de Fora.  Mais ao leste podemos ver o arquipélago Moleques do Sul e próximo da Ponta do Papagaio temos a Ilha de Araçatuba e a Ilha do Papagaio.  Estas últimas se confundem com o continente por causa do ângulo de visão.

    O tempo gasto do ponto 7 até o ponto 4 é de aproximadamente 30 min.  Do ponto 4 (Dedo de Deus), o trilheiro tem a opção de voltar ao ponto 7 e retomar a trilha tradicional para Lagoinha do Leste, ou continuar em direção ao ponto 5 (Ponta da Felicidade), porém esta trilha também é fechada, com bifurcações e não recomendada para pessoas que não conhecem o caminho.  No caminho do tracejado azul encontramos muitas plantas cortantes chamada "macambira" e também um tipo de capim cortante em alguns pontos.  Creio que a calça seja uma boa poção para esta trilha.

    Por fim, do ponto 5 podemos acessar o topo do Morro da Coroa (ponto 6) e apreciar uma bela vista da Lagoinha do Leste.  O caminho de descida do morro é quase intuitivo porém requer muita atenção por possuir muitos trechos íngremes, onde um descuido ou tropeção pode ocasionar graves ferimentos.  O topo do Morro da Coroa também pode ser acessado pela praia para quem escolher a trilha tradicional (rota vermelha).  Alerto novamente para o trecho de subida e descida do Morro da Coroa, onde toda a atenção é pouca.


1 - Estacionamento em frente a rua de acesso a trilha (Rua Manoel Pedro Oliveira);
2 - Mirante;
3 - Acesso à trilha na praia da Lagoinha do Leste;
4 - Dedo de Deus;
5 - Ponta da Felicidade;
6 - Topo do Morro da Coroa;
7 - Acesso à trilha que leva a formação rochosa chamada "Dedo de Deus".





Início da trilha logo após o acesso através da rua Manoel Pedro Oliveira.  O estacionamento é particular e se estiver fechado é só chamar o sr. Maneca ou o Carlos que moram na casa em frente.




Muitos trechos escorregadios nesta primeira parte da trilha.



Aproximadamente 75% da trilha tradicional possui muitas pedras, por isso cuidado onde e como pisa para não escorregar ou torcer o tornozelo.


Placa indicativa de acesso ao mirante (ponto 2 da ilustração com as rotas).  Deste ponto temos uma visão parcial da praia do Pântano do Sul.  Neste ponto escolhemos a trilha da direita e andamos aproximadamente 15m até o mirante.



Mirante


Cuidado ao caminhar pelo mirante pois faltam madeiras na estrutura.  Péssima manutenção, alias isso é muito comum em vários pontos turísticos da Ilha de Florianópolis... Se liga Prefeitura.


    

Nosso retorno para o Pântano do Sul foi ao entardecer, o que nos possibilitou esta linda foto no mirante:




Retornando a trilha tradicional encontramos mais pedras pelo caminho.



Acesso à trilha pela praia da Lagoinha do Leste:


A foto abaixo ilustra um trecho do caminho logo após o acesso a trilha pela praia da Lagoinha do Leste.  Essa parte da trilha tem bastante rochas, é ingrime e cansativa.


  
Caminho rumo ao Dedo de Deus:













Ponta da Felicidade:













Morro da Coroa:







Visão do Morro da Coroa na praia da Lagoinha do Leste:






Lagoinha do Leste:












Visão da Lagoinha do Leste do topo do Morro da Coroa:

















             Acesso pela praia do Matadeiro

Dificuldade: Média.  Pode ser classificada como Alta para quem está muito despreparado fisicamente.

Tempo: aproximadamente 2h e meia até a praia da Lagoinha do Leste.

Acesso: Chegando na praia da Armação acessamos a praia do Matadeiro através de uma pequena trilha, toda pavimentada.  Atravessar toda a extensão de faixa de areia da praia do Matadeiro até a a outra extremidade.  Ao se aproximar de uma das casas próxima das pedras existe uma placa bem pequena onde está escrito Lagoinha.  Abaixo tem uma foto desta placa.

Dica:  Ao iniciar a trilha para a Lagoinha do Leste procure manter a direita nas bifurcações.  A trilha é bem marcada e seguindo-se esta dica é quase impossível se perder.

Transporte:  Para quem vai de ônibus a dica é saltar no ponto da igrejinha da praia da Armação e para quem vai de carro pode deixá-lo estacionado em alguns dos estacionamentos ali mesmo pela região.

Não esqueça:  Água (pelo menos de 1,5 a 2 litros de água), protetor solar, comidas leves e câmera fotográfica.


Mapeamento:

Podemos chegar a Lagoinha do Leste por dois acessos, um deles é pelo Pântano do Sul (5) e o outro é pela Armação (1).  Como pode-se perceber pelo mapa o acesso pela Armação é mais longo.  Alguns iniciam pela Armação e retornam pelo Pântano do Sul, outros fazem o contrário e há os que preferem ir e voltar pela mesma trilha.  As opções são várias... divirta-se !!


1 - Praia da Armação do Pântano do Sul - Início da trilha.  Aqui tem vários estacionamentos;
2 - Praia do Matadeiro;
3 - Acesso a trilha que leva à Lagoinha do Leste;
4 - Acesso a trilha que leva à preia do Matadeiro via Lagoinha do Leste;
5 - Estacionamento em frente a rua de acesso a trilha (Rua Manoel Pedro Oliveira);
6 - Mirante;
7 - Acesso à trilha que leva a formação rochosa chamada "Dedo de Deus";
8 - Acesso à trilha na praia da Lagoinha do Leste;
9 - Dedo de Deus;
10 - Ponta da Felicidade;
11 - Topo do Morro da Coroa;



Abaixo foto da ponte que dá acesso a pequena trilha para a praia do Matadeiro.











Praia do Matadeiro




Placa que marca o início da trilha para Lagoinha do Leste





































Primeira visão da Lagoinha do Leste









Abaixo acesso a trilha pela Lagoinha em direção ao Matadeiro.



A Lagoinha










7 comentários:

  1. Boa tarde. Vi que existe uma sinalização proibindo fogueiras. É proibido somente na trilha ou chegando na Lagoinha pode montar acampamento e fazer uma fogueira?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigo! É possível acampar na praia da lagoinha do leste?

    ResponderExcluir
  3. Antigamente ainda era permitido acampamento, ou seja, desde a última vez que fiz a trilha. Hoje em dia teria que investigar com algum órgão de proteção ambiental.

    ResponderExcluir
  4. a principio ainda pode acampar lá sim... ao menos é o que eu espero, pois estou indo acampar lá dia 27. fogueiras são proibidas em toda e qualquer parte da lagoinha do leste (isso inclui a trilha)

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde amigo, vou amanha para la, existe estacionamento para deixar o veiculo ? e fazer a trilha ? obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom. Parabéns pela organização

    ResponderExcluir
  7. muito bom! obrigada pela ajuda, ansiosa pra fazer essa trilha

    ResponderExcluir